A “conquista” do topo da rocha

Existem várias técnicas de escalada em rocha. A mais comum é a top rope, em que a corda passa por uma âncora fixada no topo da rocha e uma ponta é amarrada no cinto do escalador e a outra no seu companheiro que fica no chão na base. Em teoria, o equipamento de escalada não é necessário para escalar.

Por questões de segurança, porém, é necessário o uso de cinto de segurança, capacete, sapatos especiais com solado de borracha lisa, Cam (também conhecido como fredaki), mosquetões (anéis especiais de alumínio maciço), pequenos calços chamados “nuts” e claro cordas.

O treinamento em escolas de escalada inclui, entre outras coisas, familiarização com materiais, aprendizado de nós de escalada, escalada em top rope, questões básicas de segurança e prática que ocorre em ambientes fechados (com paredes especiais/rochas simuladas) ou ao ar livre em rochas. Na Grécia há muitos subindo encostas em Varybompi, Chiliadou, Varasova, Kalambaka, Tempi e Nea Iraklitsa .

Claro, você também pode descobrir sua própria trilha pessoal em uma rocha. Vários clubes de montanhismo e escalada em Atenas têm suas próprias escolas de escalada, onde você pode começar nas seções para iniciantes, que geralmente duram cinco fins de semana e custam entre € 200 e € 300. Se você quiser subir de nível, também existem cursos para níveis superiores. https://casadomontanhista.com.br/camping/redes